Chuveiros automáticos (Sprinklers)

Ilustração: Chuveiros automáticos

Chuveiros automáticos, também conhecidos como sprinklers, são equipamentos de prevenção e combate incêndios muito utilizados em alguns tipos de edificações. Como exemplo, podemos citar os edifícios comerciais, hotéis, depósitos de grande porte e galpões logísticos.

De maneira simplificada, podemos dizer que é um sistema composto por reservatório de incêndio, sistema de pressurização e bombeamento, rede hidráulica de distribuição (que inclui as válvulas de governo e alarme, conexões setoriais, pontos de drenagem e teste) e por último, mas não menos importante, os chuveiros automáticos. Esse sistema possui como característica o funcionamento automático, de modo que não é necessário a atuação humana para sua ativação e operação, o que favorece a segurança dos ocupantes da edificação.

Dentre os sistemas de prevenção e combate a incêndios, é reconhecido como um dos mais seguros e efetivos, mas para que essa efetividade se concretize, é necessário que todo o processo seja bem realizado e mantido adequadamente. A iniciar pela elaboração do projeto técnico, que deve ser desenvolvido com base nas normas técnicas e legislações pertinentes, passando pela instalação, que deve ser realizada por profissionais qualificados e, por último, a manutenção, que através de inspeções e intervenções programadas no sistema, garantem o pleno funcionamento de todos os componentes em boas condições.

Nossos projetos são elaborados com critério, respeitando a individualidade de cada edificação, em conformidade tanto com as normas nacionais, como as instruções e normas técnicas dos Corpos de Bombeiros estaduais, como  também normas internacionalmente reconhecidas, como NFPA e os Data Sheets da seguradora FM Global.

Galeria