Sistema de hidrantes e mangotinhos

O sistema de hidrantes é a principal medida de segurança utilizada para combate com a utilização da água como agente extintor, o que faz com que tal sistema seja de vital importância para a segurança das edificações e áreas de risco. Assim como outros sistemas hidráulicos, como o sistema de chuveiros automáticos (sprinklers), é composto por um reservatório de água, também chamada de reserva de incêndio ou reserva técnica, um sistema de bombeamento (podendo também ser utilizado somente com a ação da gravidade), a rede de tubulações e os dos pontos de utilização, que são os hidrantes.

Quando falamos de hidrantes, estamos falando de um conjunto de equipamentos, sendo normalmente utilizados o registro globo, adaptadores, mangueira de incêndio, chave storz e esguicho, que pode ser do tipo jato sólido ou regulável.

Seu dimensionamento deve levar em consideração a classificação da ocupação, a geometria e rotas de acesso disponíveis na edificação e áreas de risco, afastamentos de segurança e condições de operação. Desta forma, os hidrantes são distribuídos pelas áreas a serem protegidas permitindo fácil acesso e condições seguras de uso.

Além disso, para que funcionem adequadamente, com vazão e pressão adequadas, a rede de tubulações e sistema de bombeamento devem passar por validação técnica, através de cálculos hidráulicos que definem os diâmetros, melhores caminhamentos e o porte da bomba de incêndio a ser instalada. Este processo depende da perícia e experiência profissional do responsável pelo dimensionamento, pois um simples erro de cálculo pode levar ao funcionamento irregular de todo o sistema.

Projetamos pensando em todos os processos envolvidos, desde a compra dos materiais e equipamentos até o comissionamento e manutenção do sistema, o que proporciona uma instalação otimizada, com qualidade e segurança.

Galeria